quarta-feira, 7 de outubro de 2009

COMO TUDO COMEÇOU




Como tudo começou....
Bem, esta é uma pergunta que sempre me fazem, mas que poucos(até agora) tinham conhecimento de como eu vim parar aqui, fotografando e fazendo o que gosto com muita satisfação.

O ano era 1986 e eu, com 12 anos de idade estava em férias por Eunápolis-Ba, tinha acabado de visitar um tio , irmao de meu avô que tinha milhares de cabeças de gado na época. Como ele tinha tantas vacas (nunca vi tamanha quantidade em minha vida), perguntei a ele se queria me dar uma vaca. Proposta fechada! Ganhei a vaca, com direito a ferro especial (Meu tio tinha as mesmas iniciais minhas) , etc...

Um belo dia, as férias acabaram e eu insistia vementemente com minha mae que a vaca era de fundamental importancia para mim, e que ela teria de voltar de qualquer jeito para salvador comigo. O pedido nao foi aceito (imaginem ! Uma vaca no apartamento de 2/4) , e tive a brilhante ideia de revender a vaca ao meu tio.Tudo acertado, recebi Cr$ 1.000,00 em uma nota de um barão pela vaca. Procurei uma loja de fotografias em Eunápolis e comprei uma camera Kodak Ektra 20, com filme 110, flash Frata externo e filme. Retornei a fazenda e fiz uma foto da vaca, para trazer de recordação daquelas férias. qualquer dia desses eu posto por aqui a foto da salomé (nome carinhoso que atribuí aquela criatura de Deus).

Depois de fotografar só mais duas pessoas (Deus e o mundo) com minha Ektra 20, a aposentei, deixando-a de lado por mais algum tempo.

Após ser estudante, office-boy, musico (axezeiro de trio elétrico) e mais uma porrada de coisas, estava eu passando um dia em frente a fotografa(ex objetiva,photograph, etc...) e vi no canto da vitrine, uma Zenit 122x, pensei. Porra! Uma câmera profissional! com um precinho bem convidativo (R$ 250.00 em dinheiro de hoje). Pensei: Porque não?

Comprei tal aparato, e municiei-me logo com lentes, filtros, tripes e coisas que via em todas as revistas do ramo, passei a comprar as revistas da area e livros classicos como Tudo sobre Fotografia e Guia de Fotografia. Estava ali um fotografo amador! Em busca de aperfeiçoamento.


O primeiro trabalho a gente nunca esquece


Em 1996, meu irmao Heldher, foi tocar no Festival de Montreaux, na suíça e ficou por la um tempão, me pediu pra vender uma moto para ele. Anunciei a moto e um sabado, apareceu um coroa lá em casa pra fechar negócio. Rubens era o nome dele, que logo pegou a moto e me pediu um copo d`agua e o convidei para subir, assim que entrou em casa, ele viu a camera em cima da mesa e me disse:
-Rapaz, você é fotografo! nem tinha me dito nao é?
-Que nada rubens, eu faço umas fotos aqui em casa, só isso - Respondi.
-Amanha eu vou para um passeio de Jetsky, em barra do Jacuípe, eu tenho um, e queria que fizesse umas fotos minhas, disse ele.

Nem dormi direito aquela noite, pois nao tinha noção alguma de como seria fotografar esportes aquaticos, mas no outro dia, fui com ele, fiz as fotos, fui apresentado ao Miguel Jacob (grande amigo até os dias de hoje) fiz uma "exposição" com as imagens daquele dia e nunca mais parei.

Assim comecei minha vida profissional, com uma Zenit, uma lente 50mm, 1/2 duzia de filmes iso 400 e muita vontade de seguir em frente.

Ainda tenho muitas resenhas para fazer daqui pra frente, e muitos casos para relatar.

Até a Próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário